JF Castelões
 
Subscreva a nossa newsletter para se manter informado sobre a sua freguesia.
Nome:  
Email:   
subscrever
Está recenseado na Freguesia onde reside?
Sim
Não
votar
Portal do Eleitor
A Freguesia   ::  História
Um pouco da história de Sabcto Jacobo de Castelanos

Castelões é uma das 49 freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão, no Distrito de Braga.
Uma suficiente análise cuidadosa ao topónimo Castelões, chegaria para dele inferir o antiquíssimo povoamento da Freguesia. Com efeito, diversos nomes que existiram em Castelões, como o próprio topónimo, ou Campa, denotam um nítido sabor arqueológico.

A antiguidade da freguesia é inquestionável e tem talvez, origem romana ou mesmo pré-romana, patente nos vestígios arqueológicos encontrados na Bouça Alta e na toponímia da freguesia.

Em termos documentais, a primeira referência conhecida e feita à Freguesia, data de 20 de Fevereiro de 1033 e diz respeito a uma doação feita por Marcos e Adosinda, sua esposa, ao mosteiro de Santa Maria de Oliveira.

Nessa época, é designada por “Sabcto Jacobo de Castelanos”. Nas Inquirições de 1220 por “Sancto Jacobo de Castelaos”, de 1258 por “Sacti Jacibi de Castellanis”, de 1308 por “Santi Jacobi de Castelãos” e em 1676, na primeira acta de visitação (capítulo) conhecida, por “São Tiago de Castelãos”.

Num documento de 1528, na sequência de anteriores doações, São Tiago de Castelões (S. Tiaguo de Quastelãoos, assim chamado) estava anexa à Freguesia de Oliveira. Pertencia ao Julgado de Vermoim, no Termo de Barcelos.

Como património cultural, há a destacar, para além da Igreja matriz, da Capela de Santo António e das alminhas (Torres, Seixal, Monte de Baixo e Agrêlo), as casas de Pombais e de Santiago.

seguinte 
 
Câmara Municipal de Famalicão
IEFP
Onde Estamos
      35 utilizadores online