JF Castelões
 
Subscreva a nossa newsletter para se manter informado sobre a sua freguesia.
Nome:  
Email:   
subscrever
Está recenseado na Freguesia onde reside?
Sim
Não
votar
Portal do Eleitor
A Freguesia   ::  História
Um pouco da história de Sabcto Jacobo de Castelanos

(...)

 O ex-libris da freguesia é, no entanto, o vetusto aqueduto, outrora fundamental para o transporte de água para a Quinta de S. Tiago.

Num extracto do livro "O NOSSO JULGADO DE VERMOIM", 1721 a 1758, faz-se referência aos censos realizados na altura, onde se contam cerca de " 80 vizinhos (habitantes) e pessoas de sacramento e duzentos e trinta e cinco menores ". No mesmo livro, podemos encontar uma listagem dos lugares existentes na freguesia e que eram: Fonte D Éguas, Sameiro, Pombais, Canas, Castelões, Vila Cova, Casa de Vale Melhorado, Covêlo, Ribeira, Seixal, Torres, Fraginhizes, Igreja e Assento. Conta também, a respeito da Igreja paroquial, que a mesma possuía três altares, um a S. Tiago, um segundo a Nossa Senhora do Rosário e outro a S. Sebastião.

A personalidade de maior prestígio que embora não tenha nascido nem morrido em Castelões, mas tem a sua vida instrinsecamente ligada à freguesia, tem por nome Álvaro de Castro Araújo Cardoso Pereira Ferraz , mais conhecido por Álvaro de Castelões. Engenheiro de profissão e escritor, foi 3º Visconde de Castelões e muitas são as terras deste País que o quiseram homenagear atribuindo-lhe o nome de uma rua, nomeadamente Porto, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão.

Actualmente, Castelões, é uma freguesia com uma população a rondar os 1743 indíviduos (censos 2001), ocupando uma área de cerca 3,6 km quadrados. Continua a ser uma localidade fortemente ligada à agricultura e criação de animais, embora, existam já outras actividades de igual importância, como é o caso da indústria têxtil e carpintaria.

Situada numa região fortemente industrializada, como é o Vale do Ave, com acesso rápido a importantes centros urbanos (Famalicão, Guimarães, Braga e Porto) e importantes vias de comunicação (A3, A7 e EN206), usufrui por isso, de importantes equipamentos essenciais ao desenvolvimento económico da Freguesia.

anterior 
 
Câmara Municipal de Famalicão
IEFP
Onde Estamos
      6 utilizadores online